Páginas

Limpeza Ribeirão Garcia

Após as chuvas ocorridas na sexta-feira do dia 28/01/2011, verificou-se que na curva do ribeirão Garcia atrás da Associação Artex formou-se uma ilha, preocupado com as próximas chuvas o Presidente da Metajuha - Carlos E. Werner, enviou um oficio ao Sr. Vereador Deusdith de Souza solicitando a imediata limpeza, oficio este entrege no dia 01/02/2011, após isso houve uma reunião entre o presidente da Metajuha e o Sr. Alvaro (acessor do Sr. Vereador Deusdith) onde o presidente da Metajuha mais uma vez relatou a necessidade imediata da limpeza do riberão garcia, principalmente nos pontos citados no oficio, o Sr. Alvaro solicitou que fosse desenvolvido um abaixo assinado para que ganhasse mais força esta solicitação, este abaixo assinado será formado pelas associação de moradores METAJUHA, MAKCEVAL, AMET entre outras.
O abaixo assinado começa a ser distribuido na data do dia 06/02/2011.


Um comentário:

Adalberto Day disse...

As chuvas do dia 28/01 próximo passado, foi na realidade uma grande enxurrada que atingiu mais próximo as cabeceiras do Ribeirão Garcia, no Encano. Os prejuízos foram enormes, casas que desabaram outras tornaram-se inabitáveis , e estradas destruídas, cm muitos desabrigados. Uma morte foi registrada na Rua Rui Barbosa em uma transversal.
Aqui mais próximo a Associação Artex, curva do cemitério, os estragos não foram tão acentuados, porém na curva citada da Rua Emilio Tallmann, não formou-se uma ilha, mas sim uma bancada de areia, ou prainha, fato que já vem ocorrendo desde que o gabião foi mal projetado e implantado neste local conforme mostra a foto.
Já registrei este fato em meu blog, levei engenheiros e autoridades mostrando que o projeto é ridículo e sem fundamentação, tanto é que já em 28 de abril de 2010, com chuvas menos que a citada nesta postagem levou embora mais de 12m do gabião. Além de os custos absurdos que ali foram aplicados,
Orientamos quanto a situação irregular do projeto, porém não fomos ouvido. Foi feito uma curva muito acentuada, a margem esquerda do Ribeirão, quando o correto seria fazer o corte do outro lado a margem direita junto a Coteminas. Porém a Coteminas brecou, e aí todo mundo borra as calças de medo do tubarões.
Evidentemente que quando o Ribeirão enche muito, as águas jamais farão a curva e passarão retas, esbarrando no gabião, formando um redemoinho e suas águas retornando as casas. Só irá ter o fluxo normal ao derrubar o gabião e se for feito o corte da curva do lado direito do Ribeirão....
É pertinente a solicitação do Presidente da Metajuha Sr. Carlos Werner, para a retirada desta bancada que ali se encontra. Mas digo mais, não resolverá, será só momentaneo, ou paliativo.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.