Aos vinte e um dias do mês de novembro de dois
mil e quinze, realizou-se na sede da Associação de Moradores Metajuha, a
ducentésima, trigésima quarta (234º) reunião ordinária com início às quinze horas.
Sendo presidida pela Sra. Roberta do Rosário que iniciou os trabalhos agradecendo
a presença de todos, colocando em apreciação e votação a ordem do dia. Sr.
Giovani fez a leitura da ata do dia oito de agosto de dois mil e quinze a qual foi
aprovada pela comunidade presente. Nas informações do conselho diretor, Sr.
Carlos falou sobre a solicitação do Sr. Germano sobre a pavimentação da rua
Francisco José de Oliveira. Informou que houve um encontro logo após a reunião
na Metajuha e que foi encaminhado um ofício através da intendência do Garcia
para a prefeitura solicitando análise. Em resposta a prefeitura informou que a
obra é muito extensa, não tem orçamento e que deve-se encaminhar outro ofício
para a secretaria de obras. Sobre o gabião que está caído na rua Emílio Talmann
próxima a sede da associação, Sr. Carlos informou que não teve sucesso no
agendamento com o Sr. Paulo França para este ano. Informou também que com o
apoio do distrito e do Sr. Maurício Goll conseguiu-se areia para colocar na
quadra de vôlei, no parquinho e ainda sobrou um pouco para a quadra de futebol.
Convidou a todos a participarem da tradicional confraternização de Natal para
as crianças que se realizou no dia cinco de dezembro e que para custear o
evento, a diretoria lançou uma rifa, a um Real o número e que iria concorrer a
dois prêmios. Um edredom conseguido através do Sr. Gilson Casas com a Coteminas
e uma cesta de Natal gentilmente elaborada e oferecida pela Sra. Ireci. Sr.
Carlos prestou homenagem a Sra. Alvina, mais conhecida como Dona Lula e que
faleceu no dia 14 de novembro. Lembrou que a Dona Alvina foi atuante na
comunidade e que sempre ligava para sua casa, preocupada com a situação do
gabião, mas também ligava para agradecê-lo pelo esforço e quando sua
solicitação era atendida. Deixará saudades por sua perseverança e disposição em
sempre estar presente nas reuniões da Metajuha e atuar nas melhorias para nossa
comunidade. Sr. Carlos informa que a diretoria encaminhou o processo junto a
receita federal para desbloquear o CNPJ, que em função das não declarações
passadas de outras diretorias não estava regular. Foi pago trezentos reais de
multa sobre as declarações não entregues e que o processo leva em torno de 30
dias. Sr. Adalberto enfatizou a participação da Sra. Alvina e disse que era uma
guerreira, lutava em busca da resolução das necessidades da comunidade. Lembrou
que a Dona Lula como era chamada participou intensamente na cobrança da
execução da ponte de alvenaria na rua Catarina de Abreu. Pediu que ficasse
registrado o seu respeito e carinho que tem por ela e que toda a comunidade
deve ter. Sr. Jair fez a prestação de conta entregando a todos presente o
movimento financeiro da Metajuha, ao qual está anexado nesta ata. Sr.
Adalberto, comentou sobre os excelentes trabalhos realizado pelo clube de mães
e que esteve presente no encontro dos clubes realizado no distrito. Sr.
Adalberto informou que cobrou do prefeito a situação e o porquê da demolição da
ponte Preta. O secretário Sr. Paulo França esteve na sua casa e justificou que
foram as chuvas que estão atrasando a obra e que também estão fazendo o estudo
do impacto ambiental. Sr. Adalberto disse que não entendeu como podem fazer
estudo de impacto ambiental depois que arrancaram a ponte e disse não acreditar
na justificativa dada pelo secretário. Disse que convidou o Sr. Paulo França
para a reunião da Metajuha e falou sobre o gabião caído, mas também não obteve
resposta. Sr. Adalberto comentou que o trânsito, ao contrário do que tinha
pensado aumentou muito na rua Júlio Heiden e disse que solicitou ao Sr. Cesar
Cim maior fiscalização, mas até o momento não tinha nenhuma resposta. Sr.
Adalberto lamentou a atual câmara de vereadores ser tão fraca. Sr. Nivaldo
comentou que vai procurar a Celesc em função da queda de energia cada vez que
chove e que deveria ser feito uma reparação nos transformadores. Disse que
deveria chamar o Seterb e questioná-los sobre as possibilidades de permitirem
novas empresas de ônibus para oferecerem os serviços e não ficar somente na mão
de uma empresa. Comenta que foi falar com o secretário de turismo sobre a
disponibilidade de ingressos para os cidadãos blumenauenses nos fins de semana
da Oktoberfest. Disse que foi muito bem atendido e que sua solicitação iria ser
analisada. Sugeriu que tivessem mais linhas de ônibus vermelhos durante todo o
ano. Agradeceu ao Sr. Giovani por ter lhe atendido por telefone e desculpou-se caso
não tivesse colocado as palavras corretamente. Sra. Ireci sugeriu que fosse
feita uma faixa na entrada da rua Hermann Wendeburg convidando a comunidade
para a confraternização de Natal. Convidou todos a participarem e falou que
está fazendo uma cesta bem recheada para sortear no dia. Homenageou a Sra.
Alvina dizendo que perdeu uma companheira, e que ela teve uma vida ativa na
comunidade, sempre participando dos movimentos. Sra. Ireci comentou sobre o
evento realizado com os clubes de mães e que o evento está tomando corpo. No
primeiro evento foram 4 clubes. No segundo, 10 clubes e no terceiro, 15 clubes
de mães. Disse que teve a presença do prefeito, da fanfarra do Colégio Padre
José Maurício, fez-se um café e que o rendimento foi expressivo para as mães. Sr.
Ernesto veio pedir maior fiscalização por parte do Seterb em função do aumento
de trânsito na rua Julio Heiden, principalmente no que diz respeito a
velocidade e aos escapamentos abertos das motos. Lembrou que muitas pessoas trabalham
a noite, outras possuem crianças pequenas e muitas pessoas acamadas doentes
repousando. Indagou que é uma falta de respeito e que infelizmente dever-se-ia
intensificar a fiscalização. Informou também dos cães soltos nas estradas,
colocando em risco pedestres e acidentes de trânsito. Sra. Ireci disse que irá
entrar em contato com o responsável fazendo as solicitações e comentando a
respeito dos problemas. Sra. Roberta convidou a todos e pediu que todos
divulgassem a confraternização e trouxessem as crianças. Informou que haverá
distribuição de cachorro-quente, refrigerante, algodão doce. Haverá uma cama
elástica e piscina de bolinha e que as 17h chegaria o Papai Noel distribuindo
balas e uma lembrança para as crianças. E que logo após o Papai Noel faríamos o
sorteio da rifa. Sra. Roberta agradeceu a presença de todos e informou que a
próxima reunião será realizada no dia doze de março de dois mil e dezesseis. Nada
mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião.
Um comentário:
Parabéns mais uma vez pela bela elaboração da ata com muita lisura e brevidade sobre os assuntos tratados.
Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau.
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